quarta-feira, 27 de junho de 2007

"A ERA DO LASER AZUL"





BLU-RAY VS HD DVD

ASSISTIMOS ACTUALMENTE AO APARECIMENTO NO MERCADO TECNÓLGICO E MULTIMEDIA DE DUAS MARCAS, O BLU-RAY E O HD DVD, QUE FAZEM INTENÇÃO DE FICAR E DEIXAR O NOSSO CONHECIDO "DVD" COM OS SEUS DIAS CONTADOS, MAS ESTE AINDA PREVALECE E COM "NOVOS TRUQUES NA MANGA."

O BLU-RAY
Blu-ray é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Compete para se converter no padrão de discos ópticos sucessor do DVD. Seu rival é o HD-DVD. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta de 405 nanometros permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra uma longitude de onda curta de 405 nm e, conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. Blu-ray e HD-DVD dividem as mesmas dimensões e o aspecto externo.
A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray.A tecnologia Blu-Ray é utilizada pela consola Playstation 3 da Sony.

O HD DVD

O HD DVD utiliza um laser azul-violeta de 400 nm para ler informação dos discos (DVD usam o laser vermelho 650 nm e o Blu-Ray 405 nm).O HD DVD tem a capacidade simples de 15 GB e capacidade dupla camada de 30 GB. A Toshiba anunciou que um disco de camada tripla está em fase de pesquisa e desenvolvimento, que poderá oferecer 45 GB de compartimento, pouco menos que o concorrente Blu-Ray. A superfície de cada camada de um HD DVD é de 0,6 mm, o mesmo do tamanho do DVD porém, 0,1 mm a menos do que a camada de um disco Blu-ray. A abertura numérica do cabeçote de feixe ótico tem 0,65 mm, comparado aos 0,6 mm do DVD. Ambos formatos serão compatíveis com o DVD e ambos serão utilizados assim como as técnicas de vídeo compressão: Mpeg-2. Video Codec 1 (vc1, baseado no formato do Windows Media 9) e H.264/ Mpeg-4 AVC.
O HD DVD é promovido pela Toshiba, NEC, Sanyo e mais recentemente recebeu o apoio da Microsoft, HP e Intel. O HD DVD é apoiado também por 3 grandes estúdios de Hollywood: Paramount Pictures, Universal Studios e Warner Bros.

Diferenças entre o Blu-ray, o HD DVD e o DVD

HD DVD
15 GB (Camada Única)
30 GB (Camada Dupla)
400 nm
36,55 Mbps
MPEG-2, VC-1 (Baseado no WMV), H.264/MPEG-4 AVC

Blu-ray
23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única)
46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla)
405 nm
54,0 Mbps
MPEG-2, MPEG-4 AVC, VC-1

DVD
4.7 GB (Camada Única)
8,5GB (Camada Dupla)
650 nm
11,1 Mbps

TEMOS A MICROSOFT ALIADA AO HD DVD - EXEMPLO A CONSOLA XBOX 360 COM LEITOR HD DVD EXTERNO.
TEMOS A SONY ALIADA AO BLU-RAY COM A SUA CONSOLA PLAYSTATION 3

QUEM SAIRÁ VITORIOSO DESTA BATALHA?O CONSUMIDOR DECIDIRÁ!

Nenhum comentário: